terça-feira, 17 de novembro de 2015

Resenha | As Esganadas - Jô Soares | Ágno R. Vilar




Olá, galera!
Tudo bem com vocês?

Hoje trago aqui a resenha desse livro que eu gostei muito. Espero que em breve eu posso ler mais do Jô Soares e também mais livros brasileiros. Sem mais delongas, vamos à resenha.



Resenha | As Esganadas – Jô Soares
Autor: Jô Soares
Páginas: 264
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2011
Gênero: Ficção Policial
Classificação: 5 Estrelas

Sinopse:
Como autor e comediante, Jô Soares é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos, construir um personagem, defini-lo com um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligência. Como autor essa sua maestria se expande; os tipos são postos no mundo e mais do que no mundo numa trama – e o seu criador se solta. Toda a ficção de Jô é feita de grandes personagens envolvido em grandes tramas.

Os tipos e as tramas deste livro são especialmente engenhosos e através deles o autor dá-nos um retrato saboroso dos anos 30 e começo do Estado Novo. O rio das vedetes e dos políticos recebe uma figura portuguesa, saída dos poemas de Fernando Pessoa, para elucidar os estranhos e terríveis casos das gordas desaparecidas...

Outono de 1938. É anunciado na rádio Tupi do Rio de Janeiro o desaparecimento de três jovens de tradicionais famílias da sociedade carioca. O que elas tinham em comum? Eram obesas.

Jô Soares nos trás a intrigante história de uma série de assassinatos cometidos nas ruas do Rio de Janeiro. Logo no início, ficamos sabendo quem é a cruel e requintada mente por trás de tais atrocidades e também o motivo que o fez iniciar a matança.

Extraído dos poemas de Fernando Pessoa, chega de Portugal um ex-detetive, que junto à polícia local e a uma bela jovem jornalista, tentam solucionar o caso das Esganadas.

Cada personagem tem características únicas e marcantes e foram bem construídos.  A forma como o autor descreve os personagens te faz ter uma imagem clara de cada um deles.

O Assassino é uma pessoa depressiva, que tem prazer em matar e criar uma cena para expor suas vítimas, misturando ao cenário, poses e a culinária portuguesa. O ex-detetive, que chega ao Brasil e se oferece para ajudar nas investigações, é extremamente inteligente e experiente. Em Portugal perdeu o cargo de detetive ao ajudar um amigo a fingir uma morte acidental. A bela jovem jornalista, além de muito inteligente é corajosa e peça essencial nas investigações.

O livro é narrado em 3ª pessoa e nos permite entender melhor os personagens, suas emoções e pensamentos. A escrita é de fácil entendimento e com pitadas de humor, o que ajuda na leitura. O autor faz menção a vários assuntos como, mitologia greco-romana, nazismo e política, que enriquece o conteúdo do livro. Em alguns pontos acontecem “vários nada”, mas não é uma coisa que realmente atrapalha a leitura. O livro é pequeno e quando percebemos já acabou. A capa diz muito sobre o livro, o que achei legal e criativo.

O livro é muito bom, cumpre o que promete. Fiquei curioso para ler mais do Jô Soares. Recomendo para aqueles que não dispensam uma boa história com requinte, mistério e humor.



É isso galera, espero que tenham gostado. Se você já leu essa ou outra obra do autor, deixe aqui nos comentários a sua opinião.


Abraços!

- Ágno R. Vilar




Sigam o Em Cada Canto:

Página do Face | Em Cada Canto
Twitter | Em Cada Canto
Instagram | Em Cada Canto
Skoob | Em Cada Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário