segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Conheça o Catarse!

Fala aí, pessoal!

Hoje venho compartilhar um pouco com vocês sobre um projeto que conheci a mais ou menos dois anos, o Catarse.



O Catarse é uma plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos. A plataforma entrou no ar no Brasil em janeiro de 2011 e diversos projetos já saíram do papel. Esses projetos são bem variados e podem ser tanto particulares (voltados exclusivamente para o idealizador) quanto públicos (projetos que beneficiaram várias pessoas). Por exemplo, existem projetos nos quais as pessoas querem lançar um livro, um CD, um filme, uma peça, ajudar alguém necessitado, reformar o telhado de uma escola, reformar uma praça, etc.

Como funciona?

-O empreendedor faz uma descrição do projeto que quer realizar, explica o por quê e coloca o valor necessário de arrecadação. Depois disso, as pessoas acessam o site e podem se interessar ou não. O projeto fica 60 dias no ar, e se o objetivo for alcançado o dinheiro é repassado pelo Catarse, e este fica com 7,5% do total, caso o contrário o idealizador não tem prejuízo nenhum e as pessoas que apoiaram recebem o dinheiro de volta.

Por que ajudar?

- Os projetos em sua maioria são muitos criativos, os valores financeiros de apoio são acessíveis e o idealizador do projeto oferece uma recompensa de acordo com o valor pago.



Eu achei a plataforma bem bacana e até o momento apoiei dois projetos de livros infantis. O primeiro projeto que apoiei foi o livro " Uma história mais ou menos parecida". O segundo livro que apoiei ("Os vestidos de Frida") foi indicado pela ilustradora do primeiro livro, Juliana Fiorese, e como eu gostei muito dos desenhos resolvi apoiar também. 

Ambos os projetos foram bastantes apoiados e conseguiram se concretizar. Como eu disse anteriormente os valores são bem acessíveis, e os dois livros que apoiei custaram 30 reais cada. Eu recebi um exemplar em papel e outro em pdf de "Uma história mais ou menos parecida" e um exemplar em papel, outro em pdf e mais um marcador de "Os vestidos de Frida". Amei as duas histórias! E uma das coisas legais dos livros é que o nome de quem apoiou aparece nos agradecimentos.



Visitem o site e conheçam um pouco mais: https://www.catarse.me/. 

Espero que vocês achem um projeto bem bacana para apoiar e me contem depois!

Beijos e boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário