domingo, 8 de novembro de 2015

E-Readers ou Papel? O que você prefere.

Olá pessoal,

Hoje venho trazer para vocês um assunto mais polêmico que a discussão entre biscoito e bolacha (aliás, aqui no interior é bolacha).
Os e-readers, vem ganhando mercado de forma gigantesca, e cada vez mais a discussão entre a forma como ler fica acentuada. Não há dúvidas que a tecnologia proporciona conforto e rapidez, mas, tem gente que não abre mão do livro.
O intuito então do post, é apresentar a  vocês algumas possibilidades que são proporcionadas pelo uso dos e-readers.
Meu primeiro contato, foi no final do ano passado, ao comprar o Kindle. Sempre tive uma opinião aversiva quanto ao uso dos dispositivos digitais, mas, vi alguns vídeos e resolvi arriscar.

Adquiri este modelo:




Apesar de ver uns vídeos, a gente só aprende mesmo mexendo. Vamos aos pontos positivos e negativos.



Positivos: 

O primeiro destaque, eu poderia dar a interface de uso, é realmente muito simples. Com ícones simples, suas últimas leituras ficam em destaque, e é só você clicar no livro que ele abre de onde você parou.



Em segundo, destaco a marcação que você pode fazer, depois que você destaca algum texto, você pode escrever algo a respeito, e todas as suas marcações vão para uma pasta e você pode consultar quando quiser.



Em terceiro, dastaco a vantagem de você pode baixar o livro e colocar no kindle, existem sites que já disponibilizam o livro no formato do kindle então, quando você passa o livro para o dispositivo, ele vem com a indexação perfeita, assim você pode passar para qualquer capítulo a qualquer momento.



E por último, para os amantes da língua inglesa como eu, destaco que o kindle é muito bom se você quer aprender um novo idioma. o dispositivo, contem dicionário instantâneo, e além das ferramentas de destaque, você pode procurar por palavras, assim se o aparelho não tiver a palavra que você gostaria no dicionário, ele vai até outros livros que você tem para procurar por aquela palavras.
Um exemplo de como isso funciona, imagine que você está lendo um livro em inglês, e no meio da sua leitura você se depara com um "Phrasal Verb" que nunca viu antes, o dicionário comum do kindle, não ira trazer o significado para você, mas se você baixar um dicionário no dispositivo, e procurar por aquele phrasal, o kindle irá procurar em todos os seus livros por aquelas palavras e consequentemente você vai encontrar.





Vamos as desvantagens

Primeiro, alguns formatos de livro que eu tentei colocar, ficaram ruins, ou travaram no meio da leitura.
Segundo, pouca diferença entre o preço do livro na loja e no dispositivo. 
Terceiro, se você não comprou o livro no kindle, algumas ferramentas ficam indisponíveis e você não consegue ver a capa do seu livro na sua estante, ou seja, você só vê o título do livro. Outra ferramenta indisponível, é a de compartilhar na rede social, sim você consegue compartilhar um trecho do livro, somente se ele for comprado pela loja kindle.

Bom é isso pessoal, espero ter esclarecido um pouquinho para vocês sobre o  universo dos e-readers.

Até mais.

3 comentários:

  1. Comprei um Kindle no fim do ano passado e não me arrependo, além de caber muitos livros, a bateria dura muito tempo e a forma de fazer anotações é muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Prefiro livro fisicooo, não abro mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós aqui nos dividimos entre e-books e físicos,Beta..mas o que importa é ler mtooo, de qualquer jeito...kkkkkkk ;D

      Excluir