quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Resenha | O incrível dom de Oscar | Por: Mari Alves

Oi gente!

Não sei se vocês sabem, mas uma das coisas que mais amo no mundo são os animais, se eu pudesse teria um zoológico em minha casa, mas infelizmente tenho poucos bichinhos, só 3 gatos, 1 cachorro e alguns peixes, rs. Por gostar tantos de animais é obvio que eu adoro ler livros que contém histórias de todos os tipos de bichinhos, e o livro que vou resenhar para vocês hoje é de um gatinho, o Oscar, que tem um dom. Venha conhecer um pouco sobre O incrível dom de Oscar!

Sinopse:

Como as surpreendentes visitas desse gato mudaram a vida de um médico, seus pacientes e familiares. 
O incrível Dom de Oscar é uma terna lição de vida e a história verdadeira de um gato único, dos pacientes que ele 'atende' e de um médico que aprende a 'ouvi-lo'.
Ensina a abraçar todas as situações que se apresentam a nós, mesmo aquelas que muitos procuram evitar. Um gato notável, um dom especial. Transformações para toda a vida.






Ficha Técnica:

Título: O incrível dom de Oscar
Autor:David Dosa
Páginas: 224
Ano: 2010
Editora: Ediouro
Minha avaliação: 




Oscar é um gatinho muito conhecido pelo mundo. Se digitarmos no Google 'gato Oscar', aparecem vários sites contando a história do felino. Oscar ficou famoso por possuir um dom especial, prever a morte.

O gatinho foi adotado de um abrigo de animais, e cresceu na unidade para dementes do Steere House Nursing and Rehabilitation Center em Providence (Rhode Island - EUA). O lar de idosos recebe pacientes com Alzheimer, Parkinson e outras doenças, a maioria já no estágio terminal. O mais legal da Steere House é que o lar adotou um programa em que animais são levados à companhia dos pacientes, afim de que os mesmos tenham manifestações de afeto e amizade. Cerca de seis animais residem no local, sendo dois gatos em cada andar. O Oscar vive no 3º andar, onde ficam os pacientes terminais.

Oscar não é um gato muito sociável, geralmente ele fica alheio às pessoas ao seu redor. Passeia pelos corredores e quartos do hospital, mas nunca permanece lá. Quando o gato sobe em uma cama e se enrola perto de um paciente, 4 horas depois, no mais tardar, o paciente estará morto.

O Dr. David Dosa, autor do livro, foi quem investigou a fundo o dom do Oscar. Num primeiro momento, o médico não acreditava nos relatos feitos por enfermeiras e acompanhantes de pacientes, que afirmavam que o gato sempre fazia vigília do quarto da pessoa que se encontrava a beira da morte. Pois é, meus amigos, o gatinho sabia exatamente quando um paciente iria morrer e ia fazer companhia em seu quarto.

O médico fez várias pesquisas e entrevistas com familiares dos pacientes, que presenciaram o momento em que o Oscar chegava ao quarto, para tentar descobrir como o gatinho sabia que a morte se aproximava, mas não teve uma resposta concreta. Um fato positivo, é que nas entrevistas, o médico pode perceber como os familiares se mostravam agradecidos por terem a companhia do Oscar durante esse momento difícil. O gato afastou a solidão e trouxe conforto a todos.

O mais legal do livro é que além de conhecer a história do fofo do Oscar, também aprendemos muito sobre o mal de Alzheimer. Além disso, vemos a importância de um animal em um momento tão delicado. Mesmo os pacientes que não gostavam de animais durante sua vida toda, quando estão se aproximando do final, acabam se apegando aos gatos e se distraindo um pouco.

Gateiros de plantão não podem deixar de ler esse livro!

E aí, o que achou? Deixe um comentário =)
Beijos e boas leituras...

[Mari Alves]



2 comentários:

  1. Olá!
    Não gosto muito de gatos, mas o livro me chamou atenção. Não conhecia essa história e fiquei encantada enquanto lia sua resenha. É realmente incrível o poder que os animais possuem, não apenas, como no caso do Oscar, de prever a morte, mas também de trazer alegria e paz para alguém. Parece ser um livro lindo demais!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você eu adicionava a sua lista de leituras! Rsrs O autor do livro também não era muito chegado a gatos , quem sabe você não acaba curtindo. Beijos

      Excluir