segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Resenha | Não se apega, Não | Por: Mari Alves

Oi, gente!

Hoje eu vou resenhar para vocês uma das minhas leituras da Maratona Literária de Carnaval. O primeiro livro que eu devorei li foi Não se apega, Não da Isabela Freitas, e eu amei! 

Sinopse:


Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantém relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase "você deve encontrar a metade de sua laranja". Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.
Tudo começa com um ponto final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos.
Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.
Isabela Freitas, em seu primeiro livro, narra os percalços vividos por sua personagem para encarar a vida e não se apegar ao que não presta, ainda assim, preservando seu lado romântico.


Ficha Técnica:

Título: Não se apega, Não
Autor: Isabela Freitas
Páginas: 256
Ano: 2014
Editora: Intrínseca
Minha avaliação:



Eu não sou muito chegada a livros de auto ajuda, então demorei pra querer ler esse livro pois achei que fosse desse estilo, mas quando comecei a ler fiquei surpresa. O livro mistura ficção e realidade. A autora dá dicas sobre relacionamentos e também compartilha algumas histórias divertidas de sua vida. 

O livro conta a história da Isabela, 22 anos, (isso mesmo, mesmo nome da autora) que terminou o namoro com o Gustavo recentemente. Por ter sido o namoro mais longo de sua vida, dois anos, a Isabela encontra-se na fase de readaptação a vida de solteira. 

Suas amigas não entendem como ela pode terminar um namoro que parecia que estava indo super bem, mas a verdade é que a Isabela não se sentia mais feliz ao lado do Gustavo. Hoje em dia acontece muito isso, as pessoas namoram apenas por medo da solidão ou por comodismo. Por isso a Isabela resolve aplicar uma nova regra em sua vida, desapegar de tudo o que faz com que você se sinta mal.

"Aquela menina que acreditava em contos de fadas e sonhava com um amor para sempre desaparece. Ela aprende a dar ponto nas feridas abertas e esperar que elas se tornem apenas cicatrizes. Aprende a reconstruir um coração partido e isso, talvez, seja a maior lição de sua vida."

No início do livro a Isabela passa a impressão de ser uma moça forte, segura de si e madura. Mas conforme vamos conhecendo a sua história percebemos que ela na verdade é muito frágil, carente e que se apega muito rápido as pessoas. Ela se apega tão rápido que acaba sempre terminando um namoro e logo em seguida começando outro, e acredita que essa nova paixão será o grande amor da sua vida. Mas, infelizmente, acaba se decepcionando de novo.

Com o fim de um namoro longo com o Gustavo, a Isabela não quer cometer os mesmos erros e por isso resolve mudar algumas de suas atitudes. Ela decide que não vai se render aos encantos de outro garoto tão cedo e faz de tudo para encontrar o seu amor-próprio.

Durante a leitura a autora conta histórias pessoais que toda a menina/mulher já passou ou passará em sua vida e por isso você acaba se sentindo íntima do livro.

O livro conta com vários personagens, entre eles estão os melhores amigos da Isabela, a Amanda e o Pedro. O Thiago, um ex-namorado dela, o Igor, seu amor platônico de infância e o recém solteiro Evandro, o gato da academia, que não era da academia da Isabela, e sim de outra academia.

A Isabela é uma personagem que podemos identificar em várias adolescentes por aí. Uma menina que segue uma eterna busca por um amor que seja para sempre. Mas não percebe que no tempo certo esse amor irá chegar e por isso acaba se magoando com falsos amores.

"Aquele que consegue colocar o desapego em prática atinge um estado de paz interior e tem a consciência limpa de que deixou o passado onde ele deveria estar: no passado. E que o presente é sempre um presente. E que o futuro vai vir recheado de novidades e sensações novas."

O livro possui páginas amareladas e diagramação ótima para a leitura. A escrita da autora é simples e super divertida. No início de cada capitulo encontramos frases bem legais para refletir. Enfim, achei o livro muito divertido e viciante, por isso a leitura fluiu muito rápido. Indico para todos! Principalmente para aquelas pessoas que acabaram de sair de um relacionamento. Este livro vai ajudar a dar muitas gargalhadas!

E aí alguém já leu? Deixe um comentário pra gente!
Beijos e boas leituras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário