segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Resenha | Da Terra à Lua | Por Ingrid Matos

Oi galera!!


Bom, essa semana resolvi resenhar um livro de um dos meus autores favoritos, Júlio Verne, mais conhecido como pai da ficção cientifica, Da terra à Lua.



Sinopse:





Com o fim da guerra da Secessão, os Estados Unidos vivem um período de paz. Porém, um grupo de especialistas em balística não vê com bons olhos ficar de braços cruzados. Assim, decidem enfrentar um novo desafio: construir um gigantesco canhão que irá disparar um projétil cujo objetivo é chegar à Lua. A notícia espalha-se depressa por todo o mundo e eis que surge um voluntário disposto a embarcar em tão perigosa viagem. E assim, em vez de uma bala de canhão, será uma cápsula tripulada que irá partir à descoberta do solo lunar e, quem sabe, estabelecer contato com os habitantes da Lua.







Ficha Técnica:

Título: Da Terra à Lua
Autor: Júlio Verne 
Páginas: 128
Ano: 1865
Editora: Melhoramentos


Após o fim da Guerra da Secessão, o grupo especialista em balística denominado Clube de Canhão fica sem motivos para exercer suas habilidades. Sem nenhuma perspectiva de guerra, os membros passam seus dias lembrando de um passado cheio de glórias e se lamentando pelos projetos que não conseguirão finalizar no futuro. Ao ver aquela situação,Impey Barbicane, presidente do Clube, decide convocar todos para uma reunião. Quando todos os membros se encontram no clube, o presidente anuncia seu novo projeto: lançar um projetil capaz de atingir a lua!





Com o comunicado do presidente, todos os integrantes do Clube se animam, imaginando a que nível elevariam os Estados Unidos ao ser o primeiro país a chegar à Lua. A notícia da façanha do presidente e do Clube do Canhão logo se espalha, e chegam também as primeiras dificuldades. Que material usar para a bala? De onde o projetil deveria ser lançado? Questões que levavam os integrantes a intermináveis discussões. Por fim acabam decidindo que ao invés de uma bala de canhão será feito um cápsula tripulada. Mas quem seria louco o suficiente para encarar tal desafio? É ai que entra em cena o francês Michel Ardan.  


Escrito em 1865 (sim, você não leu errado), Júlio Verne consegue mais uma vez constituir uma obra com uma ideia que, na época , era considerada por muitos impossível. Uma história que realmente prende o leitor do inicio ao fim, com um final surpreendente, além de ter alguns fatos que realmente se concretizaram. Enfim, um livro que vale muito a pena ler e que nos faz refletir sobre os nossos sonhos e nossas perspectivas.

" Nunca se fez nada grande sem uma esperança exagerada "
                                                  - Julio Verne 

Curiosidades:

- Mais de 100 após o lançamento do livro, aconteceu a primeira viagem à Lua, a Apollo 8 partiu da cidade de Cabo Canaveral, a três quilômetros de distância do lugar escolhido por Júlio Verne, Tampa.

- Em 1902 foi lançado o curta-metragem Le voyage dans la Lune , baseado na obra de Júlio Verne e no livro  Os Primeiros Homens na Lua, de H. G.Wells. Teve roteiro e direção de  Georges Méliès, juntamente com seu irmão Gaston Méliès.


Gostaram da resenha? Já leram o livro, ou quer ler? Deixe seu comentário!!

Beijos de luz e até a próxima!


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário