domingo, 28 de fevereiro de 2016

Resenha | Jackaby | Por Jeff Fernandes

Olá queridas leitoras! Olá queridos leitores!

Resolvi falar de um dos últimos livros que li este ano neste post. O livro em questão é Jackaby. Sem mais delongas seguem sinopse e informações técnicas dele:


Sinopse:

Abigail Rook deixou sua família na Inglaterra para encontrar uma vida mais empolgante além dos limites de seu lar. Entre caminhos e descaminhos, no gelado janeiro de 1892 ela desembarca na cidade de New Fiddleham. Tudo o que precisa é de um emprego de verdade, então, sua busca a leva diretamente para Jackaby, o estranho detetive que afirma ser capaz de identificar o sobrenatural.
Contratada como assistente, em seu primeiro dia de trabalho Abigail se vê no meio de um caso emocionante: um serial killer está à solta na cidade. A polícia está convencida de que se trata de um vilão comum, contudo, para Jackaby, o assassino com certeza não é uma criatura humana.
Será que Abigail conseguirá acompanhar os passos desse homem tão excêntrico? Ela finalmente encontrou a aventura com a qual tanto sonhara.



Ficha técnica:
Título: Jackaby
Autor: William Ritter
Páginas: 256
Ano: 2015
Editora: Única
Gênero: Ficção juvenil
Minha avaliação:  
Clique aqui e acesse a página do livro no Skoob



Anunciado como "para os fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who", inicialmente fiquei com um pé atrás e achei que isso era apenas uma jogada de marketing para atrair compradores, mas ao decorrer da leitura vi que essa sugestão é deveras correta.

O cenário de livro foi inédito para mim. Nunca havia lido nenhuma obra que se passasse no final do século XIX em terras americanas. Eu amei essa escolha do autor.

A história de Jackaby é narrada através da voz de Abigail Rook, uma jovem britânica totalmente diferente do que era o padrão para as jovens mulheres do século XIX. Enquanto as "moças de família" eram obrigadas a aprender como ser uma boa dona de casa, Abigail queria seguir os passos do pai e se tornar uma exploradora, uma aventureira, mas isso não era bem visto pela sua família.

Abigail é uma personagem extremamente independente, e poderia facilmente ser transportada para uma obra que se passa nos dias atuais. Já que o livro é tratado como que para fãs de Doctor Who, uma personagem razoavelmente parecida com Abigail é Rose Tyler com um pouco de Martha Jones.

Abigail decide então pegar o dinheiro que os pais guardavam para seus estudos e vai trabalhar em uma escavação de fósseis, onde logo vê que não é exatamente o que ela imaginava, por isso pega um navio meio sem-rumo e vai parar na cidade de New Fiddleham, no ano de 1892.

Após desembarcar na cidade, a missão de Abigail encontrar um emprego e um alojamento, já que tem pouquíssimo dinheiro para se manter. E nessa caçada ela encontra emprego e abrigo com o nosso querido detetive sobrenatural RF Jackaby.

Jackaby é um misto de Sherlock com o Décimo Doutor totalmente excêntrico, que morre de ciúmes dos seus livros e com um humor único. Um detetive talentoso que sempre resolve seus casos mas nunca leva crédito da "polícia comum" pois suas explicações sempre estão no sobrenatural, e seria uma vergonha para a corporação admitir que acreditam nesse tipo de coisa.

Mal conseguindo o emprego Abigail já cai de cabeça numa investigação de uma série estranha de assassinatos que está ocorrendo na cidade e arredores com características semelhantes na execução e que Jackaby logo percebe que tem dedo de criaturas sobrenaturais no meio, claro.

Nesse meio-tempo Abigail conhece também o policial fofo, lindo, casa comigo Charlie; a fantasma gente fina, Jenny, que mora na casa de Jackaby; o pato Douglas, que quando ainda era humano foi ajudante de Jackaby; e a própria casa que poderia facilmente ser tratada como um personagem, esta lembra a TARDIS de Doctor Who, parecendo ter emoções próprias e ser maior por dentro.

Se a intensão de Abigail ao fugir de casa era encontrar um mundo de aventuras, pode ter certeza que ela acabou encontrando muito mais que isso.

O livro todo nos leva a um mundo que mistura fantasia e realidade de um jeito gostoso de se ler, trazendo elementos da cultura irlandesa de uma forma diferente do que eu havia visto antes.

Os personagens são todos cativantes, principalmente Jenny, Jackaby, Charlie e Abigail. E apesar de eu já ter quase certeza sobre quem era o vilão desde a metade do livro, eu gostei bastante da resolução toda.

Jackaby foi eleito melhor livro para jovens pela Kirkus Review em 2014 e um dos 40 melhores YA da temporada pela CNN, eu diria que merece o título.

Existem dois outros livros do universo Jackaby, sem edição em português.

Aliás, outro ponto positivo do livro é a capa. Que coisa linda!! É a minha favorita de todos os livros que já li.

E vocês, já leram? Gostaram? Querem ler? Comentem abaixo.

Abraços e até mais. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário