domingo, 14 de fevereiro de 2016

Dica de Filme | O Preço do Amanhã | Por Jeff Fernandes

Resolvi repassar neste post uma dica de filme que recebi do canal no YouTube da Jout Jout (que eu adoro, aliás). Você pode assistir ao vídeo clicando aqui.

O filme em questão é a ficção científica americana O Preço do Amanhã, de 2011. Com Justin Timberlake e Amanda Seyfried, a Cosette de Os Miseráveis, como protagonistas, a produção nos mostra um futuro próximo, distópico, onde o tempo literalmente é dinheiro.






Ao nascerem, as pessoas vivem até os 25 anos e a partir de então têm mais um ano para gastar. Com o objetivo de ganhar mais tempo, a população deve trabalhar e caso não consiga, quando o relógio que possui em seu braço atingir o zero, o indivíduo morre. Em teoria, as pessoas ricas podem viver para sempre, enquanto os pobres vivem um dia de cada vez.

Os territórios estão divididos em áreas chamadas "Zonas Temporais" pessoas com diferentes quantidades de dinheiro/tempo vivem em diferentes áreas.

Tudo muda na vida de Will Salas, personagem de JT, quando ele consegue um modo de ir de uma das zona mais pobres para uma das mais ricas, onde conhece Sylvia Weis, a pobre menina rica que tem todo o tempo do mundo (quase ao pé da letra) mas é infeliz, e embarca numa aventura a la Robin Wood com direito a perseguições e tiroteios.




Existem problemas no roteiro e na escolha do elenco, mas a atuação dos protagonistas e de Cillian Murphy, que interpreta um Guardião do Tempo (a polícia, basicamente) são realmente boas.

A ideia geral também é excelente e te faz ficar pensando sobre a sociedade capitalista atual.

Um dos maiores problemas mesmo é a execução, não é explicado, por exemplo, como se chegou àquele ponto, como o tempo se tornou dinheiro.

O Preço do Amanhã está longe de ser um filme excelente mas é bom, vale a pena ser assistido se você tem algum tempo para gastar (perdão pelo trocadilho).

Veja o trailer abaixo (contém spoilers, como todo trailer nos últimos anos, fazer o que né?!)




3 comentários:

  1. Olá, Jeff.
    Tudo bem?
    Já assisti o filme e gostei bastante.
    Nossa faz refletir a sociedade em que vivemos.
    Ótima resenha.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel.

      Tudo ótimo.

      Obrigado pelo comentário, que bom que você gostou; Exitem filmes que nos fazem pensar por dias, esse é o caso deste filme.

      Beijos e abraços.

      Excluir
  2. Um dos filmes mais legais que já vi,pena que ninguém dá importância a filmes assim que nos fazem refletir o momento que vivemos!

    ResponderExcluir