segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Resenha | Bidu - Caminhos | Por: Mari Alves

Oi, gente!

Hoje eu vou fazer a resenha do segundo livro que eu li na Maratona de Carnaval, e dessa vez minha leitura foi o Hq  Bidu - Caminhos. Esse Hq pertence ao projeto da Mauricio de Sousa Produções, Graphic MSP. São histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais. O nome vem do termo "Graphic Novel" ou romance gráfico. O projeto começou em 2012, várias histórias já foram lançadas e outros títulos já foram anunciados. Mas agora vamos a resenha e ao final do meu post listarei os outros títulos.

Sinopse:




Em Caminhos, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam de modo belíssimo a forma como Bidu e Franjinha, os dois primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa, se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura.






Ficha Técnica:

Título: Bidu - Caminhos
Autores: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
Páginas: 84
Ano: 2014
Editora: Panini Comics
Minha avaliação:




Bidu - Caminhos conta a história do famoso cãozinho azul antes de conhecer o seu melhor amigo, Franjinha. Assim conhecemos os caminhos que o Bidu precisou enfrentar até encontrar seu amigo. A história nos mostra os dois lados, o do Bidu e o do Franjinha, culminando no momento em que os dois se tornam melhores amigos.

Franjinha sonha com o dia em que terá um animal de estimação e pra isso tenta convencer a mãe a deixá-lo adotar um cachorro, enquanto Bidu perambula pelas ruas do bairro do Limoeiro procurando maneiras de sobreviver. Bidu vive em um carro antigo e abandonado e lá esconde os ossos que acha pelas ruas. O pequeno cachorro enfrenta cães maiores e mais fortes, foge da carrocinha, corre de surras, tenta enganar a fome e enfrenta a chuva.



Alguns personagens da Turma do Bidu aparecem na história, como a Dona Pedra, o Bugu, o Duque e o Rúfius, e juntos eles enfrentam a vida nas ruas do bairro Limoeiro.

A maioria da história não possui diálogos, mas os autores fizeram uma maneira diferente para entendermos a fala dos cachorros, colocaram imagens e ícones nos balõezinhos. As onomatopeias ocupam as páginas e dividem o espaço com os personagens, interagindo com eles e reforçando as situações ocorridas.

Para quem não sabe, o Bidu e o Franjinha foram os primeiros personagens criados pelo Mauricio e Sousa e fizeram parte de sua primeira tirinha, em 18 de julho de 1959, publicado verticalmente no Jornal Folha da Tarde. O Bidu foi inspirado no Cuíca,  o animal de estimação que o Maurício tinha quando era criança.

Minha opinião: A história é emocionante, a leitura é rápida e os desenhos são lindos e bem feitos. A história fala sobre amizade, amor e companheirismo, você vai se apaixonar. Além disso, a história nos faz pensar que a vida do Bidu é algo corriqueiro na vida de muitos cãezinhos de rua, por isso faça como o Franjinha e dê um lar amoroso para um deles. Faça a diferença! Adote!


* As histórias começaram a ser lançadas em 2012 e os seguintes títulos já foram lançados:

1 - Astronauta - Magnetar, por Danilo Beyruth e Cris Peter.
2 - Turma da Mônica - Laços, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.
3 - Chico Bento - Pavor Espaciar, por Gustavo Duarte.
4 - Piteco - Inga, por Shiko.
5 - Bidu - Caminhos, por Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho.
6 - Astronauta - Singularidade, por Danilo Beyruth e Cris Peter (sequência de Magnetar).
7 - Penadinho - Vida, por Paulo Crumbim e Cristina Eiko.
8 - Turma da Mônica - Lições, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi (sequência de Laços).
9 - Turma da Mata - Muralha, por Roger Cruz, Davi Calil e Artur Fujita.
10 - Louco - Fuga, por Rogério Coelho.




Espero que tenham gostado e leiam sem medo de se emocionar. Não esqueçam de deixar um comentário!

Beijos e boas leituras...

2 comentários:

  1. Todo mundo fala tão be dessa HQ, preciso ler logo. Ótima resenha! Bjos, Mari. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágno, não deixei de ler não, você vai adorar! Estou doida para comprar outras histórias =)
      beijos

      Excluir