terça-feira, 8 de março de 2016

Entrevista | Conheça Victor Cavalcante | Por Valdir Henrique



A Leila, nossa colaboradora, tem seu projeto de divulgar e resenhar livros de autores que são pouco conhecidos e que publicam suas obras pelo Wattpad... bom, no Wattpad eles fazem o maior sucesso!
O projeto dela se chama Wattpadando e é bem bacana.
Nesse post eu vou apresentar um escritor, que particularmente acho incrível e que sou muito fã.
Victor Cavalcante é o nome dele, ele publica seus textos, contos e outras coisas em seu blog. Já havia feito uma publicação aqui divulgando um de seus contos, que na verdade era tecnicamente uma saga. O conto em si se chama Noturnos e envolve vampiros, lobisomens, bruxas e outras criaturas sobrenaturais. Recentemente ele entrou em um reboot.

Tive um papo bem descontraído com o escritor e vocês irão conferir agora:






Victor B. Cavalcante
22 anos
São Paulo, Capital
Conhecedor e amante de historia de terror e épicos








 


Legenda da entrevista
VH: Valdir Henrique
VC: Victor Cavalcante

●●●



VH: Olá, tudo bem com você?
VC: Tudo bem, e com você?

VH: Bem também, obrigado! Antes de mais nada obrigado por aceitar a entrevista!

VC: Eu que agradeço, é uma honra. É a minha primeira, haha'

VH: Primeira de muitas!
Vamos à pergunta inicial (e pode-se dizer clichê). Quando surgiu esse interesse em escrever, criar histórias e personagens?

VC: Surgiu por volta da sétima série. Eu tinha um grupo de amigos que, assim como eu, eramos fanáticos pelos animes que passavam na TV aberta. E sempre discutíamos quem era o melhor personagem, quem era mais forte, mais esperto e esse tipo de coisa, até que as discussões mudaram para o que queríamos que eles fizessem e o que queríamos que eles fossem. A partir dai, eu comecei a ter uma noção de construção de personagem, mesmo que na época eu não soubesse disso. Depois, quando eu estava na oitava série, fui separado desse grupo de amigos e colocado numa sala estranha onde eu não conhecia ninguém. Não conseguia mais conversar sobre as coisas que eu gostava, então eu comprei um caderno a parte dos de matérias e comecei a anotar o que eu imaginava. Primeiro foram personagens, depois historias, e por aí foi e nunca mais parei.

VH: Nossa, foi um início interessante e diferente de muitos outros escritores. Você se lembra qual foi seu primeiro conto?

VC: O primeiro conto que escrevi por mim mesmo foi "Fome", a história de um canibal que ia preso, o que me revelou duas coisas. A primeira é que as pessoas ficam surpresas demais quando um garoto de 14 anos chega até você com uma história de terror psicológico e tendem a se afastar de você e a segunda é que é no momento em que você pede uma opinião de algo que você fez que você descobre quem são seus amigos de verdade.

VH: Nunca estamos livres dos julgamentos, não é mesmo? O lado bom disso foi você ter conhecido quem eram os seus amigos verdadeiros!

VC: Sim, é a mais pura verdade. Você sempre vai poder ver nos olhos deles quais são aqueles que querem te desencorajar porque não conseguem fazer algo igual, aqueles que não ligam e dizem que está bom para não alongar a discussão, aqueles que que criticam de forma construtiva porque querem ver uma melhora em você. Mas no final das contas, quem conta mesmo pra fazer valer é o que você acha.

VH: Exatamente! Escrever é uma arte, uma forma de expor suas opiniões direta ou indiretamente e acho que você domina essa arte muito bem!

VC: Muito obrigado, rs’

VH: De nada, é apenas a verdade! Mas então, dos contos que escreveu, tem algum favorito?

VC: Até o momento, o meu favorito é o primeiro capítulo de Noturnos, aquele escrito a 4 anos atrás, foi algo que atingiu mais pessoas do que eu esperava, foi o que me fez começar a trabalhar com séries de contos mais seriamente, e eu gostei disso.

VH: Noturnos fez bastante sucesso mesmo! E personagens, tem algum que você criou que você goste mais ou é um pai que ama todos seus filhos? rs'

VC: Sou um pai desnaturado, haha. Porque meu favorito é Dakan, o Selvagem. Eu o criei seguindo os conselhos do meu pai e as histórias dele foram criadas sem pensar muito, fluíram naturalmente a um nível nunca experimentado por mim. Mas está para vir outro personagem com um outro conto que eu também estou gostando muito de escrever.

VH: Dakan é um personagem incrível e aproveitando, fale um pouco mais sobre o conto em que Dakan faz parte. Aproveite o espaço para fazer seu jabá para os leitores!

VC: HAHAHA, OK.
Dakan[**] é um bárbaro de uma antiga tribo de Berserkers, guerreiros cujo ódio fazia suas peles se tornarem praticamente blindadas e tivessem energia para dar e vender. Ele lida com todo tipo de situação em seu mundo pois ele busca se tornar um guerreiro e um homem melhor para conseguir um dia realizar seu sonho de se tornar Rei e tirar seu povo das florestas escuras em que vivem.
VH: Deu até vontade de ler novamente! haha. Você nunca pensou em publicar seus contos em algum site de fanfics ou até mesmo no Wattpad?

VC:  Nunca, eu sempre quis criar um blog meu e colocar meus contos lá. Queria que até mesmo a construção da ambientação fosse minha responsabilidade.

VH: Entendo, postar em um blog dá aquela liberdade de expor melhor seus gostos!

VC: Exatamente, rs'

VH: E sobre seu método de escrita, como é?

VC: Eu uso cinco passos para escrever minhas histórias. Mensagem, personagem, cenário, enredo e analise. Primeiro, eu penso em que mensagem eu quero passar para as pessoas quando leem meus textos. É o início de tudo. O que eu quero que fique na cabeça delas ao ler?
Depois, personagem. Crio o personagem principal e somente ele nessa fase, e coloco nele todas as qualidades e defeitos que vão me ajudar a passar essa mensagem.
Depois, o cenário. Onde ele se encaixa? Onde ele vai nascer, crescer e quem sabe morrer?
Depois, o enredo, começa com um resumo e é ai que eu crio outros personagens para a história conforme eu vou vendo que vou precisando deles.
E no final, analise, eu leio tudo que fiz. Se gostei, mantenho e desenvolvo, se não, eu recomeço.

VH: Muito bom! Quem lê consegue notar esses cuidados que você tem. E a suas inspirações para escrever, de onde vem?

VC: Vem de muitos lugares, quadrinhos, filmes, animações e etc, mas principalmente de RPG's de mesa. Esse "tamanho" para criar as coisas, histórias diferentes e distintas e as infinitas possibilidades me encantam e foi jogando eles que me deram uma certa noção de como escrever

VH: Realmente RPG's de mesa são uma grande fonte inspiração! Sobre leitura, quais são seus gêneros favoritos?

VC: Terror, aventura, romances e principalmente Sword and Sorcery[**]

VH: Perfeito! E dentre os gêneros, tem um livro (pode até ser um quadrinho) favorito e que recomenda para os leitores?

VC: Conan. Leiam os quadrinhos, vejam as referências que foram criadas. Se quiserem ver o filme, vejam somente o primeiro do Schwarzenegger, os outros são dispensáveis.

VH: Excelente! Agora um momento de dar a sua opinião. O que você acha da literatura atual?

VC: Como um todo, acho que carecem de uma mensagem mais sólida. Eu vejo todo mundo se focando em romances entre os protagonistas, em formar casais e não na real história. Veja Jogos Vorazes ou Divergente, por exemplo. É uma história que aborda formas de governo opressoras e de como combatê-los e isso é muito bom (apesar de poderem ter sido executados melhor) mas as pessoas só se preocupam em saber qual dos seus amores Katniss vai escolher ou se Tris vai mesmo acabar com o Quatro. Não sei se culpo os leitores por dar atenção somente a isso ou aos escritores por colocar isso na história. Muitas pessoas dizem que "toda história boa tem um romance a ser seguido" mas veja Senhor dos Anéis ou As Crônicas do Gelo e Fogo. Por acaso tem romance sendo o foco? Não. E conquistou tudo o que conquistou.
VC: E o que eu entendo é que hoje as pessoas se preocupam mais em procurar o amor ou conquistar a pessoa amada a qualquer custo e saem atrás, do que procurarem serem pessoas melhores e deixar que esse tipo de coisa aconteça naturalmente, como deveria ser.

VH: Concordo plenamente com você! Bom, eu não posso finalizar sem perguntar. Pretende escrever um livro?

VC: Um livro está chegando
Só isso que posso dizer por enquanto, rs'

VH: Mas gente... agora eu fiquei curioso! haha!

VC: hehe!

VH: Chegamos ao fim (infelizmente), mais uma vez agradeço por conceder essa entrevista, foi sensacional!

VC: Eu que agradeço, irmão.
Muito bom fazer isso.
Obrigado pela oportunidade!

VH: De nada, eu e a equipe do Em Cada Canto desejamos muito sucesso a você!

VC: Igualmente, a cada um de vocês. Boa noite.

VH: Obrigado, boa noite!

[**]  Sword and Sorcery: espada e feitiçaria, ou espada e magia, é um sub-gênero da fantasia.
  
Bom galera, essa foi entrevista de hoje, espero que tenham gostado e visite o blog do Victor para conhecer seu trabalho clicando aqui.
Até a próxima e UM FORTE ABRAÇO!




Nenhum comentário:

Postar um comentário