quarta-feira, 16 de março de 2016

Em Cada Clássico | Senhora | Por Leila Jacob

Olá pessoal, tudo bem? Aqui estou eu hiper mega ultra atrasada com minha resenha do projeto "Em Cada Clássico" do mês de Janeiro. Prometo que no fim dessa resenha terá uma bela explicação. Agora vamos ao que interessa, confesso que fui bem aplicada na leitura que hoje irei resenhar e agora acho que TODOS devem ler "Senhora"(de José de Alencar). Querem saber por que? Então sigam-me os bons:






OBS: Acreditem, tentei achar uma sinopse sem spoiler só que foi impossível, mesmo sendo uma obra de mais de 100 anos, não quero revelar algo indesejado para o leitor, certo? Portanto, vamos à resenha:

Aurélia é uma jovem pobre e sem muitas perspectivas de vida, que ao se deparar com uma situação financeira não muito boa, passa a tarde na janela à pedido de sua mãe para se exibir aos pretendentes, pois só um casamento as salvaria. Ao fazer isso se apaixona por Fernando, um homem ambicioso que por um dote a deixa para casar-se com outra. Passado algum tempo, a moça fica órfã e vive momentos difíceis, mas acaba tendo uma surpresa: Ela recebe uma herança de seu avó e sua vida muda radicalmente. Aurélia, agora rica, vira a "estrela das noites fluminenses",e com sua beleza e ironia vira uma das moças mais cobiçadas do Rio de Janeiro. Mesmo com todos esses acontecimentos, ela não esquece do seu amor do passado, que ainda solteiro via a moça brilhar nos bailes. Fernando porém, recebe uma proposta de casamento por uma mulher desconhecida que lhe dará o dote de 100 contos de réis (passem isso pro real aí pessoal rsrs), e é aí que a historia fica boa.

Senhora é um dos últimos e mais conhecidos romances de José de Alencar lançado em 1875. Mesmo sendo um livro antigo, o autor narra algo que acontece até os dias de hoje. Aurélia com certeza está entre as melhores heroínas da literatura, você consegue se colocar no lugar dela e sofrer junto com a personagem. Tendo em vista que praticamente todos os personagens sofrem, isso faz com que o mundo ficcional não tenha nada perfeito e se pareça com o que vivemos.

Uma das coisas que mais gostei foram os cenários que o autor reproduziu, com certeza uns dos mais belos e realistas para a verdadeira cidade do Rio de Janeiro do século 18.

O interesse aflora muitas páginas do livro, nem que seja no interior dos personagens podemos ver o poder pelo dinheiro dominar o ser humano. Casamento de fachada é algo visto ainda nos dias de hoje, principalmente com pessoas da mídia. O tema com o tempo virou clichê, a diferença é a essência da literatura brasileira que se encontra presente o livro todo, o autor dá até uma referência a ele mesmo citando o seu romance "Diva".

O livro é dividido em cinco partes, narrado por terceira pessoa onisciente, ou seja sabe de tudo que se passa com todos, e com frases metafóricas, o que estava em alta quando Alencar escrevia Senhora.








A história foi reproduzida em formato de novela pela Rede Record no ano de 2005, tendo por titulo "Essas Mulheres", que conta a historia das três fortes personagens mulheres de José de Alencar (Aurélia "Senhora" , Lúcia "Lucíola", Mila "Diva").








E sim, eu assisti a novela para contar minhas impressões. Como toda adaptação, eles cortaram muita coisa e romancearam muito mais (claro, amor, amor e amor), porém os atores fizeram muito bem cada personagem. A atuação de cada um fez com que as páginas que li se tornassem reais e bem idênticas.

Quem faz o papel de Aurélia é Christine Fernandes e de Fernando é Gabriel Braga Nunes, que com certeza deveriam ganhar algum prêmio pela atuação perfeita. Portanto para quem gosta de novela, vale a pena assistir "Essas Mulheres", uma novela leve e reflexiva sobre os problemas da sociedade.


Aviso:
Pessoal, devido a minha falta de tempo, não irei postar todo mês a resenha de um clássico, porém não irei deixar em falta esse projeto. Provavelmente só irei postar resenha de clássico novamente em Maio, mas não irei abandonar de vez! (Obs: Sim,essa foi de Janeiro, agora só em Maio!)


Enfim, gostaram da resenha? Já leu José de Alencar? Deixe seu comentário e vamos papear!







2 comentários:

  1. Leila,

    Tenho sentido cada vez mais vontade de ler algum clássico nacional (sim, ainda não li nenhum) e acho que sua resenha foi a minha gota d'água pra que eu inicie um o mais breve possível... e quem sabe não seja Senhora?

    Seja Senhora o primeiro ou não, vou ler de qualquer jeito :)

    ResponderExcluir
  2. Paulo,muito obrigado pela resenha perdão por não ter respondido antes,leia pfvr rsrsrs faz muito bem ler algo que está relacionado com o passado do nosso país e acredite os clássicos tem fatos históricos,se quiser conversar sobre me mande um email:
    leilaaraujo23@hotmail.com
    Beijão te espero no próximo post!

    ResponderExcluir