sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Dica | Você sabe o que é podcast? | Arckan

Você já ouviu um podcast? Ou sabe o que é?
Pois hoje eu vou explicar, seja bem vindo ao mundo podcastal! \o/



O podcast é um tipo de mídia underground, assim como eram os vídeos do youtube no começo. Resumindo bem, o podcast pode ser descrito como um programa de rádio gravado e distribuído pela internet.


Não é algo recente, tem mais de 10 anos de estrada, e ainda assim é considerado algo de "nicho", pois apesar de ter formatos diferentes e abranger vários temas, não é todo mundo que se dispõe a ficar 1 ou 2 horas ouvindo um podcast. O que essas pessoas não pensam é que você pode ouvir o podcast a hora que quiser e fazendo outras atividades enquanto escuta, no ônibus ou no carro à caminho do serviço, enquanto lava louça e arruma a casa ou até mesmo no banho.




Gravação de um Braincast, com Carlos Merigo,
Alexandre Maron e Luiz Yassuda do Portal B9
O formato de podcast mais comum e difundido aqui no Brasil pode ser chamado de "mesa de bar". São amigos, geralmente de 4~6, conversando sobre um tema em comum, onde todos sabem um pouco ou muito sobre o mesmo, podendo o ouvinte aprender sobre e até opinar por e-mails que são lidos no próximo programa. Aliás, os podcasts geralmente tem uma periodicidade semanal, alguns podendo ser quinzenais ou apenas quando os participantes tiverem tempo para gravar.



Os temas são variados, sendo mais popular aqui no Brasil o Nerdcast, podcast do site Jovem Nerd que segue o formato mesa de bar com dois podcasters principais, os donos do site e sempre alguns convidados, com a premissa de mostrarem a visão do Nerd sobre o mundo e abrangendo temas da cultura pop como o último Star Wars, profissões, como a TI, ou até mesmo sobre fatos históricos, como a Revolução Industrial.


Nesse formato citarei mais alguns como o Ultrageek (tecnologia transante), Braincast (Publicidade criativa), 99vidas (games antigos e novos), Omelete nights (sem tema, mas o melhor podcast), destacarei um podcast polêmico da família B9, Mamilos, voltado para comentar os assuntos que estão na mídia ou não, mas merecem ser debatidos. Farei alguns posts comentando mais a fundo destes podcasts depois.



Temos também o formato storytelling, o qual como o nome já diz, conta uma história, podendo ter apenas um narrador, atores interpretando, ou os dois e efeitos sonoros. Nesse tema posso indicar o Projeto Humanos, brasileiro que conta com relatos de sobreviventes e descendentes da segunda guerra; Serial, norte-americano, que conta sobre um assassinato e a busca pelo criminoso; Welcome To Night Vale, também norte-americano que tem o formato de um programa de rádio de uma cidade remota onde coisas realmente estranhas acontecem e são narradas. Lembrando que esses dois últimos são em inglês.


O podcast é distribuído via RSS e pode ser baixado geralmente no site que o produz e também em agregadores no celular. O mais famoso é o Itunes, nativo do Iphone, este possui também o We Cast, mas para quem tem Android, os que eu indico são o Podcast Republic e o próprio We cast e para quem tem Windows Phone, existem o Casts e também o Podcast2Go. Lembrando que os únicos que testei foram os do Android e citei apenas alguns, existe muito mais aplicativos para cada plataforma, é só procurar, caso não goste dos citados.


Podcast Republic, um dos agregadores de podcasts do Android

Bom, espero que curtam essa forma de entretenimento e disseminação de informações, pois teremos novidade no blog em breve, aguardem...

4 comentários:

  1. Respostas
    1. É muito bom sim, principalmente para quem está começando a conhecer podcasts agora, mas tem para todos os gostos e públicos

      Excluir
  2. Muito legal!! A facilidade dos podcasts são um diferencial nos dias hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, principalmente para quem quer consumir conteúdo e não tem tempo de parar para ler um texto ou ver um vídeo

      Excluir