sábado, 9 de janeiro de 2016

Resenha | Garota interrompida | Por : Ingrid Matos

Oii galera!!

Bem para meu primeiro post , escolhi um dos meus livros favoritos, Garota Interrompida de Susanna Kaysen.


Sinopse:



Não saber o que quer ser não é uma opção.



Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era algo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é a sanidade? Garotas interrompidas.


Sempre tive vontade de ler esse livro,fiquei ainda mais curiosa quando descobri que se tratava de um historia real , então quando o encontrei não pensei duas vezes em levar pra casa!!


O livro nos apresenta a história de Susanna Kaysen autora/personagem, que após uma tentativa frustada de suicido é diagnosticada com transtorno de personalidade, e que acaba se internando voluntariamente em uma clinica psiquiátrica.

O ano é de 1967 , Susanne está com 18 anos, prestes a se formar no ensino médio e que ao ser questionada sobre o futuro, responde que não pretende cursar o ensino superior ( resposta que é considerada fora dos padrões da sociedade na época). E é a partir daí que a mesma começa a questionar a sociedade em que vive, passando por uma crise existencial.

 Nos dois anos em que viveu no hospital , Susanne nos relata a convivência com os demais pacientes , a forma como eram os procedimentos médicos utilizados época, além de nos mostrar sua perceptiva do mundo através de seu "universo paralelo", com toques de humor e ironia o que acaba tornando a leitura mais leve.
A trama é contada em pequenos capítulos que não seguem uma ordem cronológica,o que no inicio pode parecer confuso.Outro diferencial do livro são os documentos que são apresentados ao final de alguns capítulos, como alguns prontuários médicos.

Enfim, Garota Interrompida é um livro que nos faz pensar nos padrões impostos pela sociedade e nosso ponto de vista referente a eles.

"As pessoas me perguntam: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil."


Adaptação cinematográfica.

Devido ao enorme sucesso do livro, foi lançado no ano 2000 o filme baseado na trama de mesmo nome trazendo,no papel de Susanne Kaysen ,Winone Ryder . O filme tem direção de James Mangold e traz no elenco grandes nomes de hollywood como Angelina Jolie,Jared Leto e Whoopi Goldberg.Foi o  vencedor do Oscar 2000 na categoria  de melhor atriz coadjuvante (Angelina Jolie).

 Sinopse:



Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleto de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.








"Alguma vez você já confundiu um sonho com a realidade? Ou roubou algo quando você tinha o dinheiro? Você já se sentiu triste? Ou pensou que o trem estava em movimento quando ele estava parado? Talvez eu fosse louca, talvez fossem os anos 60, ou talvez eu fosse, apenas uma Garota Interrompida".



Já leram o livro ou assistiram o Filme? Gostaram?

Comentem!

Beijos, e até a próxima .


Nenhum comentário:

Postar um comentário