sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Série Vaga-Lume

Hey gente! Como vão? Essa semana, saiu a notícia sobre o fechamento da Editora Ática. Inclusive, nossa amiga colaboradora do blog, a Mari, postou sobre isso pra vocês aqui no blog. Uma notícia triste pro cenário literário infanto- juvenil, que era o principal público dos livros da editora. Por isso, hoje estou aqui (um pouco nostálgica) para falar sobre uma coleção que tenho certeza que marcou a vida de muita gente (e a minha também). A Coleção Vaga-Lume.







A Série Vaga-Lume é uma coleção de livros de diversos autores brasileiros e de diversos gêneros, que foi lançada pela Ática a partir de 1972. A coleção revolucionou a literatura infanto-juvenil e a escrita para os adolescentes. Tem como mascote, um vaga-lume vestido com roupas da década de 1970 (um estilo meio hippie), chamado Luminoso. Os livros tem enredos de vários gêneros, como ficção científica, aventura, mistério, romances policiais e passavam lições de amizade, coragem, determinação, entre outras. 



Mascote da série, o Luminoso



Abrangiam até acontecimentos do Brasil, como a Ditadura Militar, no livro Meninos Sem Pátria, de Luiz Puntel e também sobre o tráfico de recém nascidos, como em Tráfico de Anjos, também do mesmo autor. Muitas crianças que cresceram nas décadas de 1970, 1980, 1990 e até uma parte dos anos 2000, iniciaram no mundo da leitura com esses livros e o fechamento da editora é uma perca imensa pra literatura brasileira.






Particularmente, eu sou mega fã da Vaga-Lume. Iniciei no mundo literário graças a ela, com apenas 7 anos, lendo o livro A Ilha Perdida, de Maria José Dupré. Pertencia à minha mãe e isso me fez continuar procurando mais títulos.





Outro livro importante pra mim foi O Mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey, que me introduziu no gênero dos romances policiais e me fez procurar outros autores como Conan Doyle e Agatha Christie, se tornando meu gênero de ficção favorito até hoje. 





Li muitos outros livros dessa série e se fosse contar todos os meus preferidos aqui, esse post seria imenso!  Hoje faço coleção e... Ainda leio (e releio) títulos dela. O que posso dizer é que uma parte da minha vida literária, se deu graças à Vaga-Lume. E essa é a minha experiência. Mas quero conhecer a de vocês também! Comentem abaixo algum livro da Vaga Lume que você tenha lido e se gostou.

Beijos...e até a próxima! ;D

4 comentários:

  1. O mistério do 5 estrelas <3
    Minha primeira memória de livro independente é dele.
    Post muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Li o Ouro do Fantasma, peguei a era da coleção anos 2000 rs mas minha irmã mais velha e minha mãe leram livros como O Mistério do Cinco Estrelas, A Ilha Perdida e A Serra dos Dois Meninos. Muito triste pelo fechamento da editora...

    ResponderExcluir
  3. Li praticamente todos os livros ate os mais antigo como o misterio da s5 estrrlas , a ilha perdida pq meu pai tem ate hoje toda colecao mas o que mas gostei foi o caso da borboleta atiria

    ResponderExcluir
  4. O Escaravelho do Diabo marcou minha memória até hoje. Preciso encontrar esses livros da coleção para ler com meu filho...

    ResponderExcluir