sábado, 17 de outubro de 2015

Resenha:Métrica-Colleen Hoover

Olá pessoal, tudo bem? 
Estou aqui muito animada para compartilhar algo que de um jeito mudou algumas coisitas em mim. O livro Métrica da autora americana Colleen Hoover, que veio na Bienal do Rio esse ano, e eu ainda não a conhecia. Como todos estavam falando dela, decidi ir atrás e vi muitos livros dela, até que a Isa (Da page "Eu Leio Lycia Barros") me indicou Métrica, o livro de estréia da Colleen. Comecei e ler na mesma hora e as surpresas não pararam em nem um minuto. Enfim, vamos a resenha:












Sinopse:
Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.
Com uma leitura irresistível, Colleen nos leva a um cotidiano não muito distante do de muitas famílias, algo que acontece todos os dias no mundo inteiro é a perda de entes queridos.
Layken é uma menina decidida e ao mesmo tempo triste pela peça que a vida pregou a ela e à sua família, só que ao conhecer Will sua vida muda completamente. Isso é o toque que deixa a historia mais interessante, Will apresenta a Layken "a poesia Slam", que nos permite conhecer o íntimo dos personagens já que a prática do Slam é basicamente isso, escrever o que está sentindo literalmente, e para os bonitinhos que não gostam de poesia, tenham certeza que com Métrica vão aprender a gostar. A escrita da Colleen é muito simples e flui rapidamente, assim não cansa tanto o leitor, pois a história tem uma pegada mais melancólica e pesada. A história pode ser um clichê pelo romance mas é um clichê com um toque forte de realismo.
O livro é o primeiro da trilogia Slammed, que tem como continuação "Pausa" e "Essa Garota",que são contados pelo ponto de vista de Will, já que Métrica é narrado em primeira pessoa pela protagonista. A personagem cita muitas frases da banda Avett Brothers, que no decorrer da historia faz sentido.
O que dizer da capa? É linda, essa chave teve um significado para mim, não sei se para a autora foi realmente o que pensei mas achei a capa mais bonita que a americana. Li em PDF, então não sei como é o livro físico.



Métrica me fez chorar horrores em muitas partes (inclusive a segurar o choro nos transportes públicos) por ser uma historia triste e a personagem passar o sentimento para você. Teve momentos do livro que me vi na mesma situação da protagonista e me peguei pensando "O que faria no lugar de Layken?", achei muitos conselhos nesse livro que pode se levar para a vida.
Colleen não faz sucesso à toa, ela é umas das rainhas dessa era literária com certeza. Recomendo Métrica a todos!
E ai, já leram? O que acharam?
Comentem e compartilhem!
Beijos.









2 comentários:

  1. Tenho MUITA vontade de lê-lo. *_* Li "Um caso perdido", da mesma autora, e gostei bastante.

    Seguindo o blog!
    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia você vai amar, to doida pra começar "Um caso perdido"
      Obg amore, seguiremos vc!

      Excluir